Negócios com sua Van

Curiosidades

Empreendedor, que tal uma dica?

O amigo do blog “Negócios com sua van” segue a Mercedes-Benz Vans no Instagram @mbvansbr? Nos últimos meses, mais de 20 sugestões entre filmes, séries, livros, cursos e podcast inspiradores para empreendedores foram postados. Agora, o objetivo deste post é passar mais informações de 10 das sugestões com mais informações para te inspirar. Também, propomos um desafio. Topa? Você fazer a sua lista dos Top 5 nos comentários. Vamos lá?

 

Quem já não ouviu falar em vaquinha? Pois é, o filme Capital C trata da profissionalização desse jeito de ajudar um grupo de pessoas e mostra de forma motivadora e empolgante o financiamento coletivo. Trata-se de uma forma de você convencer pequenos investidores a apostarem na sua ideia. Foi o primeiro documentário que retratou a revolução do crowdfunding” – termo muito usado como sinônimo de financiamento coletivo. O filme traz três casos de sucesso: o fabricante de meias Freaker USA, o artista de cartas de baralho da Federal 52 e o desenvolvedor do game Wasteland. Foi lançado em 2014 e continua muito atual. É uma ótima forma de entender melhor essa ideia que só cresce nos meios digitais. E já que este tema foi sobre financiamento coletivo, a próxima dica é o Resumocast, um projeto brasileiro de audiobook sobre empreendedorismo que virou realidade graças ao crowdfunding.

 

Podcast – ResumoCast

 

A plataforma ResumoCast, como o próprio nome indica, faz resumo de livros em audiobook, podcasts, notícias e artigos para inspirar empreendedores. Muito conteúdo de graça porque conta com muitos doadores. Os áudios podem ser baixados em diversos aplicativos de música, podcast ou escutado diretamente pelo browser do computador, smartphone ou tablet. Contam também com um canal no YouTube.

O pessoal narra e debate os livros de uma forma bem-humorada. Não queremos influenciar sua lista dos TOP 5, mas esta sugestão faz parte da nossa e já há mais de 200 livros resumidos e, vamos combinar uma coisa, são 130 milhões livros publicados no mundo e não teremos tempo de ler todos. Então, um resumo bem-feito não faz mal!

 

Livro – Você Empreendedor – autora: Gilclér Regina

 

E não é porque você vai ouvir um audiobook, um resumo de livro, que não pode ler um livro completo também, né? A leitura de Você Empreendedor não vai te decepcionar pelo tempo investido. O livro mostra que errar não é fracassar, e sim, aprender. O livro está recheado de histórias de empreendedorismo que chegaram ao sucesso, mas, depois de muitos erros. Ele é indicado para quem já é empresário ou deseja empreender. São 80 páginas com bom conteúdo, momentos para reflexão e para transformação ou criação de seu negócio.

 

Série – Self Made – A História de Madam J.C. Walker

 

Um dos grandes sucessos de 2020 na Netflix. A série não só trata da questão racial e machismo nos Estados Unidos de 100 anos atrás, como também do empreendedorismo visionário no universo de cosmética. A história real traz muitas lições de coragem, fracassos e sucesso, de como realizar sonhos, fazer o trabalho com qualidade, persistência e resultado para o cliente, entre outras. A Madam C.J. Walter foi a primeira mulher milionária dos Estados Unidos por meio da fabricação de produtos capilares. Ela início da sua indústria em sua própria casa. Bom, não queremos dar spoiler sobre esta belíssima história de uma empreendedora.

 

Podcast – Man in the Arena

 

O canal Man in the Arena não é atualizado desde 2016, mas o acervo que continua no YouTube, em aplicativos de música e em outras plataformas digitais é imperdível, pois os entrevistados são pessoas que foram criativas como empreendedoras e nos ensinam muitas coisas.

Na época sempre esteve entre os melhores canais de conteúdo para empreendedores e, com certeza, você vai encontrar pessoas que admiramos por seu sucesso, e nas entrevistas é uma oportunidade para compreender como elas chegaram ao resultado de hoje.

 

Podcast – Erico Rocha

 

No momento, um dos maiores guru do empreendedorismo é Erico Rocha.  Presente em diversos canais digitais e com site próprio, além de ebooks publicados. Ele trouxe para o Brasil o conceito idealizado por Jeff Walker para impulsionar negócios realizados pela internet. O foco do trabalho dele é contribuir para que pequenos negócios online decolem.

 

Cursos – Sebrae

 

Não podemos deixar de indicar formações online, tendo o Sebrae como grande referência. Como o momento é de home office, em seu site você encontra diversos cursos gratuitos, como o “Aprender a Empreender”, com carga de 16 horas/aula. Outro curso é “Como vender pela internet na crise do coronavírus”, além de diversos temas para administrar uma pequena empresa e no site você pode encontrar o curso por meio de palavras chaves, como “Já tenho um negócio”, “Quero abrir um negócio”, “Empreendedorismo”, “Planejamento” entre outras.

 

Cursos – Aliança Brasileira Pela Educação

 

O portal Aliança Brasileira Pela Educação é indicado, principalmente, para quem trabalha com vans escolares, pois estar antenado com a educação te faz um prestador de serviço atual. Como o próprio nome diz, a plataforma conecta três setores: governos, empresas e fundações para melhorar a educação brasileira. Lá você pode encontrar cursos, dicas, palestras e como aprender a lhe dar com muitas situações do dia a dia de um estudante, como “bullying”, “cyberbullying”, cuidado com crianças, liderança e muitos outros temas importantes para quem trabalha com a educação, mesmo que indiretamente.

 

Livro – Na Raça – autora: Maria Luíza Filgueiras

 

Hoje a XP Investimentos pode ser uma corretora grande, mas ela começou em uma sala de 25 metros quadrados e um ambiente nada dócil para quem quisesse concorrer com os grandes bancos. Por isso é considerado uma história de empreendedorismo no Brasil e fará você refletir que o difícil não é impossível.

O livro reportagem conta a história de Guilherme Benchimol que, ao perder o emprego no Rio de Janeiro, pegou o carro e dirigiu quase 20 horas até Porto Alegre, onde, longe dos principais centros financeiros do país, fundou uma modesta empresa de investimentos, a XP. Hoje, a XP vale dezenas de bilhões de reais — e Guilherme é multibilionário. Maria Luíza Filgueiras acompanhou a XP por nove anos como jornalista e entrevistou dezenas de executivos, incluindo o próprio Guilherme, para narrar os detalhes dessa trajetória de sucesso, também marcada por muitos momentos de dificuldade. Nos primeiros anos, o fundador topava qualquer coisa para evitar a falência. Panfletou nos bairros chiques de Porto Alegre, vendeu o carro para pagar as contas, pediu dinheiro para amigos. Nos anos seguintes, trocou sócios, engordou, emagreceu, quase pifou. Foi tudo, como ele mesmo costuma dizer, “na raça”. Uma década depois da fundação, a XP deu origem a uma revolução na vida financeira dos brasileiros ao criar sua plataforma aberta de investimentos. Com isso, tirou centenas de milhares de clientes dos bancos e forçou a concorrência a apostar em inovação também — uma prova de que essa história está longe de terminar.

 

Série – Silicon Valley – HBO

 

Quem nunca ouviu falar do Vale do Silício na Califórnia, nos Estados Unidos? Local que todo nerd sonhador ia para começar uma empresa, as famosas startups. Inclusive, muitas atualmente no Brasil. A série já está bem longa, a sexta temporada foi lançada neste ano, pois o que não falta assunto. Até aplicativos para gestão de carga passou pela região e histórias não faltam para juntar o mundo físico ao digital, ou melhor, fazer o digital melhorar o físico. O seriado passa no canal HBO.

 

Agora, comente para nós quais são as suas dicas favoritas!