Negócios com sua Van

Destaques

Empreendedor, prepare-se para a retomada dos seus negócios

A pandemia ainda não chegou ao fim. Isso é verdade, mas o mercado brasileiro e a economia do País já dão sinais mais evidentes e consistentes de retomada, impactando positivamente quem trabalha com transporte. E você, empreendedor, não pode perder as oportunidades. O empreendedorismo cresce no Brasil cada vez mais e os veículos comerciais leves da Linha Sprinter são parceiros versáteis para você ir mais longe.

 

Respire fundo, avalie a situação e faça um bom planejamento. Use sua criatividade, determinação e força de trabalho, seja no transporte de passageiros, na distribuição de cargas e produtos, na prestação de serviços e nas inúmeras soluções para empreendedores que cabem dentro de uma Sprinter.

 

A Mercedes-Benz, mais uma vez, quer ajudar você nesse momento tão desafiador. Seguindo o conceito “como estou dirigindo?”, expressão muito comum em carroçarias de veículos, a empresa criou uma ação focada especificamente no lado pessoal e profissional de quem trabalha com transporte. Sob a denominação “como estou me sentindo?”, ela criou uma plataforma digital exclusiva para empreendedores, motoristas e autônomos.

 

Nesse site você encontra vídeos das lives de especialistas sobre os temas saúde mental do motorista, cuidados com o coronavírus e a retomada da economia. A ideia foi disponibilizar uma plataforma digital que colocou os empreendedores e motoristas em contato com especialistas para ajudar vocês a superar os desafios do negócio ou da profissão.

 

Aproveite então a parada da pandemia para pensar na sua vida pessoal, profissional e empreendedora. Faça parcerias legais, tenha bons relacionamentos com pessoas que possam agregar coisas boas para o seu futuro. Seja otimista, não tenha medo de se reinventar, principalmente numa crise como essa do coronavírus.

 

Por falar nisso, numa live recente da plataforma criada pela Mercedes-Benz, o professor Luiz Almeida Marins Filho, conceituado antropólogo, consultor e palestrante, nos contou que entre os vários significados da palavra crise estão os conceitos de “separação e passagem”. Como uma peneira, o que é bom passa, o que é ruim fica na peneira, sendo descartado. Por isso, diz ele, é preciso fazer de tudo para passar na peneira da pandemia do Covid-19 e seguir em frente buscando crescimento lá na frente.

 

O mercado está nos peneirando e os clientes também. Como superar isso? Fazendo cada vez melhor o seu trabalho, dedicar mais foco ainda ao seu cliente, atentar para os detalhes, ter comprometimento, fazer coisas diferentes e estar aberto a conhecer coisas novas.

 

Se momentaneamente, por exemplo, não dá para transportar aquilo que está acostumado, você pode pensar em buscar outras opções e descobrir novos caminhos, enquanto a quarentena exigir. Seja inventivo, criativo e saiba que ninguém tem essa fórmula. Você é quem deve descobrir. E lembre-se: todo mundo está na mesma situação, seja qual for o seu ramo de atividade, e isso acontece na sua rua, cidade, estado ou país. Ninguém escapa das restrições impostas pelo vírus.

 

É importante lembrar que a Sprinter Mercedes-Benz é uma grande parceira dos empreendedores. Assim como vocês, ela é versátil, eficiente e tem muita disposição para trabalhar, superar obstáculos no trânsito, buscar resultados e obter lucros. Dentro de uma Sprinter podemos inovar muito junto com você. Ela já circula por aí como food truck, salão de beleza, petshop, loja de doces, loja de roupas e acessórios, oficina volante e muito mais (aqui mesmo neste blog “negócios com sua van”, veja o post “o amplo negócio sobre rodas” e tenha mais ideias a respeito).

 

Quem criou essas soluções usou a inteligência e a vontade. Aliás, o professor Marins destacou que inteligência é a luz que ilumina os nossos caminhos e nos faz caminhar, mas é a vontade que nos leva a seguir nessa direção, a ir em frente e buscar novos horizontes.

 

Como palestrante para várias empresas brasileiras e estrangeiras, o professor Marins relatou seu otimismo com o Brasil. E citou potenciais como o agronegócio, as obras de infraestrutura, a indústria automobilística, o mercado de bancos, consórcios e seguros, que atraem o interesse estrangeiro. Isso acaba refletindo em diversas atividades econômicas, abrindo muitas possibilidades de negócios para quem tem uma Sprinter. Economia em crescimento leva a mais produção, mais consumo e, consequentemente, a mais transporte e distribuição.

 

Outro exemplo que está revolucionando o mercado brasileiro e que ganhou impulso na pandemia é o comércio eletrônico, que se baseia na entrega de produtos na casa do consumidor. Veja quantas oportunidades isso abre para quem tem uma Sprinter, que já é destaque no comércio eletrônico ao agilizar as entregas.

 

Nessa live, o professor, que é um expert em motivação e sucesso, disse que não se trata de auto-ajuda, mas sim de motivos lógicos e racionais pelos quais vale a pena você ir atrás e lutar por eles, porque você vai crescer com isso. Porém, descubra os seus próprios motivos e não os dos outros.

 

É preciso tirar de nós aquela coisa acomodada, desanimada, disse o professor Marins. Não adianta ficar chorando. Mas também não pode ficar esperando para ver o que vai acontecer, porque ninguém vai solucionar o seu problema, você mesmo é quem vai resolver essa questão e vencer os desafios e obstáculos. A título de sugestão, ele indicou o portal do Sebrae, que pode ajudar muita gente a descobrir novas formas e oportunidades para vencer como empreendedor.

 

Recomendando pés no chão, o professor frisou que é preciso pensar na realidade concreta. Tenha humildade, disse ele, tenha os pés no chão e pense grande, mas nunca queira dar um passo maior que a perna.

 

A live mostrou ainda que devemos viver intensamente o momento presente. Dê valor a sua vida, a sua família, ao seu trabalho, ao seu negócio, ao seu empreendimento e a sua Sprinter, porque é com ela que você vai encarar os desafios. Cuide do que é seu. Faça as revisões, as manutenções e confira os itens básicos diários de funcionamento.

 

Lembre-se: use sua inteligência com vontade. O professor Marins sugeriu que você seja produtivo e não apenas ativo. “O bom tem que ser ótimo, o ótimo tem que ser excelente. Não seja especialista em coronavírus, mas sim no vírus da excelência. Tenha também entusiasmo, que é ter deus dentro de você, uma força que o faz ir para frente. Acredite que você é capaz, acredite na sua capacidade de vencer obstáculos.”

 

Mais do que nunca, é hora de empreender no Brasil, de ser um empreendedor com a sua Sprinter. Momento propício de realizar sonhos. Vocês carregam o país nas costas, são pequenas locomotivas que impulsionam essa máquina gigante chamada Brasil. Por isso, não tenha medo de se reinventar.