Negócios com sua Van

Destaques

Mulheres mostram sua força no empreendedorismo

O Brasil tem 26 milhões de mulheres empreendedoras. Um contingente notável em relação à população feminina brasileira, em torno de 108 milhões. Por oportunidade ou por necessidade, elas estão indo cada vez mais à luta, destacando-se pela determinação, criatividade e capacidade de trabalho. Tocar seu próprio negócio é a meta e, ao mesmo tempo, um desafio, porque muitas delas têm de conciliar a rotina com filhos, família, casa e outras atividades. Por isso, elas merecem todo reconhecimento e apoio.

 

Esses números referem-se ao ano de 2019, de acordo com o último levantamento do GEM (Monitoramento de Empreendedorismo Global) no Brasil. O GEM é uma iniciativa global da London Business School do Reino Unido, Babson College dos Estados Unidos e Korea Entrepreneurship Foundation da Coreia do Sul. No nosso País essa pesquisa é coordenada pelo IBQP-Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, contando com a parceria do SEBRAE.

 

Estima-se que haja cerca de 55 milhões de brasileiros, entre 18 e 64 anos, à frente de alguma atividade do setor, envolvidos na criação de um novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter uma atividade já estabelecida.

 

Além de motivações como oportunidade ou necessidade, quase 90% dos 32 milhões de empreendedores iniciais concordam que a escassez de emprego constitui uma das razões para desenvolver uma iniciativa empreendedora. Pouco mais da metade apontam que fazer a diferença, contribuindo para um mundo melhor, também foi um dos motivos que os levaram a tomar essa decisão.

 

A participação da mulher empreendedora no mercado nacional quase se igualou a dos homens em 2019: dos 55 milhões de empreendedores brasileiros, 47% são do público feminino. Ou seja, a inserção da mulher nessa atividade, assim como em outras posições no mercado de trabalho, efetivamente vem crescendo ao longo dos anos.

 

Com o objetivo de apoiar, empoderar, estimular e inspirar mulheres e todos que se dedicam a tornar o mundo um lugar melhor para elas e para as meninas, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, há seis anos, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, sempre celebrado em 19 de novembro. Este é um marco global de incentivo à entrada de mulheres no mundo dos negócios.

 

Nosso blog e a Sprinter Mercedes-Benz parabenizam as mulheres empreendedoras, desejando ainda mais garra e mais força na busca pelo sucesso nos seus negócios. Que eles sejam sustentáveis e tragam excelentes resultados, lucros e satisfação para vocês.

 

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino faz parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) no Brasil, entre os dias 16 e 22 de novembro. Este evento é organizado pelo Sebrae e por uma rede de parceiros que são referências no ecossistema empreendedor brasileiro. Com o tema “Retomada da Economia e o Papel do Empreendedorismo”, a 13ª edição da SGE será realizada em formato online, devido à pandemia. Para participar gratuitamente, basta se inscrever no endereço: https://www.empreendedorismo.org.br/#/

 

Para o 19 de novembro, o Sebrae preparou um dia inteiro com palestras e rodadas de conversas virtuais a fim de discutir os principais desafios da mulher empreendedora, a partir da vivência de projetos como o Sebrae DELAS.

 

O Sebrae DELAS (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso) é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. A iniciativa busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.

 

Embora com muitos desafios ainda a serem superados, o empreendedorismo feminino é uma realidade que só tende a se fortalecer. A Sprinter Mercedes-Benz, com sua linha de vans, furgões e chassis cabina, é um parceiro sempre à disposição das mulheres para os negócios sobre rodas. As soluções são multiplicadas pela ampla variedade de implementos e carroçarias que podem ser montados numa Sprinter. Estamos juntos nessa empreitada.