Seu Negócio Sobre Rodas

Destaques

Quer trabalhar com entregas de pequenas cargas? Confira estas dicas!

Quer trabalhar com entregas de pequenas cargas? Confira estas dicas!

Para você, que quer ser um empreendedor do transporte de pequenas cargas, o momento é muito oportuno. Por incrível que pareça, a pandemia impulsionou ainda mais esse mercado, afinal, por conta do distanciamento, muita gente optou por receber seus pedidos em casa. E os consumidores estão gostando da experiência. Mas como aproveitar essa oportunidade? Nós temos dicas muito legais que ajudam você a iniciar um negócio sobre rodas. Confira neste post!

 

Nós encontramos no Portal do Sebrae um roteiro muito legal que auxilia você, empreendedor, a alcançar esse objetivo. Numa seção do site chamada “Ideias” são listadas mais de 300 sugestões de atividades. Entre elas, selecionamos uma que tem tudo a ver com a nossa matéria: Como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas” (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-frete-e-transporte-de-pequenas cargas,b7987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD).

 

O serviço de transporte de pequenas cargas e fretes é muito realizado por furgões e chassis cabina, como os da Linha Sprinter da Mercedes-Benz, movimentando mercadorias dos mais diversos tipos, incluindo perecíveis ou de grande valor agregado.

 

De acordo com as dicas do Sebrae, o grande diferencial na contratação de pequenos fretes está na rapidez, praticidade e menor preço para o deslocamento das mercadorias. O mais importante é oferecer um serviço de qualidade para garantir a fidelidade do cliente para novos serviços ou mesmo para indicação aos seus amigos.

 

Mercado

  • Alguns fatores favorecem esse setor: crescimento do e-commerce, atomização das encomendas (compras menores e mais frequentes), operações de menor porte de importação e exportação e desenvolvimento de mercado e expansão de negócios para as cidades do interior.
  • Os principais clientes desse setor são pessoas físicas e jurídicas que desejam fazer mudanças residenciais ou transportes comerciais. Também se destacam as empresas do setor varejista, distribuidores, indústrias de autopeças, confecção, pneus, farmacêuticas, cosméticos, materiais de construção e várias outras.

 

Equipamentos

  • Para quem está em busca de oportunidade e deseja iniciar neste segmento, dois equipamentos são necessários: o veículo de transporte e o smartphone, além dos materiais operacionais e de escritório.
  • As tecnologias multimídia e os serviços de conectividade auxiliam os operadores a assegurar a agilidade da entrega. Nestes casos, a Sprinter também é parceira.
  • O MBUX da Sprinter é um sistema multimídia que utiliza uma tela de touch screen de 7 polegadas, com controle por toque e por botões do volante multifuncional. Possui espelhamento de smartphones (compatível com Apple CarPlay e Android Auto), função Hands Free com telefone, transmissão de áudio via Bluetooth e câmera de ré.
  • Já o Vans Connecté uma plataforma de conectividade da Sprinter que reúne as funcionalidades de monitoramento logístico e gestão avançada de frota. Ou seja, um produto totalmente indicado para os empreendedores.

 

Organização do processo produtivo

  • Todo o processo de entrega deve ser cuidadosamente planejado e organizado, para que as necessidades dos clientes sejam atendidas com qualidade e prazo.
  • O principal diferencial passa então a ser a rapidez na entrega e a segurança no transporte.

 

Canais de distribuição

  • Os canais de distribuição podem ser diretos (a empresa é a única responsável pela entrega do produto ao consumidor), indiretos (com intermediários) ou híbridos (misto).
  • Conhecer empresas que utilizam a distribuição indireta e híbrida pode ampliar as oportunidades de negócios.

 

Diversificação e agregação de valor

  • Ao agregar valor, ou seja, incluir inovações e diferenciais, sua empresa aumentará as chances de o cliente escolher seus produtos e serviços em relação a concorrentes.
  • Por exemplo: uso de materiais lacrados, embalagens antiodor, veículo limpo e motorista com uniforme.

 

Divulgação

  • A divulgação é fundamental para que os clientes conheçam seu serviço e até mesmo o indiquem para outras pessoas.
  • Use cartão de visita ou folhetos, placas ou banners, pintura do veículo, redes sociais e participação em eventos.

 

Eventos

  • Eventos como feiras, rodada de negócios, congressos e outros são muito importantes para que o empreendedor se mantenha atualizado sobre as tendências de mercado, tendo a oportunidade de conhecer novos produtos e tecnologias, novos fornecedores e realizar parcerias, ou seja, ter novas oportunidades para fazer bons negócios.

 

Dicas de negócio

  • Antes de iniciar o negócio, procure o mercado, visitando concorrentes e potenciais clientes, identificando os pontos fortes e fracos do setor de transporte de pequenas cargas.
  • Não esqueça que as pessoas que buscam os serviços de uma transportadora de pequenas cargas almejam não só velocidade e pontualidade nas entregas, mas acima de tudo segurança e confiabilidade.

 

Características do empreendedor

  • O empreendedor que pretende ingressar no ramo de frete e transporte de pequenas cargas deve ter algumas características e conhecimentos básicos: foco nas necessidades dos clientes, ser cuidadoso e atencioso, comprometido, ter conhecimento específico sobre logística e o mercado de atuação, disposição e comportamento proativo.

 

Fontes de recurso

  • O empreendedor pode buscar junto às agências de fomento linhas de crédito que venham a ajudá-lo no início do negócio.

 

No total, são 28 pontos de abordagem nessas dicas do Sebrae, que envolvem ainda estrutura da empresa, exigências legais, pessoal, automação, investimento, capital de giro, custos, informações fiscais e tributárias, planejamento financeiro e outras.

 

O veículo ideal para seu negócio sobre rodas

 

Muito importante também é que você escolha o veículo ideal para o seu empreendimento. Nesse momento, conte com a Sprinter como parceira de seus negócios sobre rodas. Tantos os furgões como o Sprinter Truck são ágeis e seguros no trânsito, para você poder chegar à casa do cliente no tempo que ele espera, garantindo a sua satisfação e a melhor experiência.

 

Confira os modelos disponíveis em https://vans.mercedes-benz.com.br. Clique no ícone “Configurador” e monte a Sprinter que vai se encaixar perfeitamente ao seu negócio de entregas de pequenas cargas.

 

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Central de Privacidade.

OK