Negócios com sua Van

Curiosidades

Crescimento do e-commerce amplia os desafios para a logística

O comércio eletrônico definitivamente está na ordem do dia. A pandemia deu um forte impulso, isso é verdade, mas essa tendência já era crescente no Brasil. Isso é muito bom para a conveniência do consumidor e excelente para os fabricantes e fornecedores e para a economia como um todo. Nesse contexto, a logística está cada vez mais desafiada a garantir eficiência e agilidade na entrega dos produtos. Esse é o caminho para assegurar a satisfação e a melhor experiência ao cliente, conquistando a sua fidelidade.

 

O avanço do e-commerce vem carregado de desafios, mas também de oportunidades. Na quarentena, mais da metade dos brasileiros estão consumindo mais conteúdo on-line e assistindo mais TV. No início da pandemia, no primeiro trimestre de 2020, somente os acessos em redes sociais saltaram de 29,6 para 40 bilhões no país, em cerca de 10 dias.

 

Juntando sites, aplicativos, redes sociais e TV, os consumidores estão tendo acesso virtual a muito mais ofertas de produtos e serviços. E o que é vantajoso: com mais facilidade de realizar suas compras por meio de alguns toques no celular ou navegando pelo computador.

 

As operações de logística e entrega aos consumidores passam, então, a ter uma importância igualmente crescente. O cliente que aprendeu a comprar de maneira prática e rápida quer também receber logo a sua encomenda. É aí que ganham força no mercado estratégias diferenciadas, como o same day delivery (entrega no mesmo dia) ou outras alternativas, como as entregas no dia seguinte ou em prazos curtos.

 

Adotar entregas rápidas pode diferenciar uma empresa da concorrência e estabelecer uma vantagem competitiva no mercado on-line. Alguns produtos precisam ser entregues com urgência. Para que isso funcione, é essencial a eficiência da gestão e da operação logística.

 

Para responder às novas exigências do mercado, o setor de logística busca se estruturar cada vez mais frente às crescentes demandas do comércio eletrônico, além das suas atividades tradicionais. Tanto é que, entre cargos em alta no mercado de trabalho destacam-se funções ligadas a atendimento a clientes, entregadores e estoquistas, além de auxiliar, líder e supervisor de logística.

 

O e-commerce continuará crescendo no segundo semestre

 

Todas as evidências do mercado levam à manutenção do crescimento do e-commerce no segundo semestre de 2021. Aqui mesmo, no blog, nos posts “Tendências do empreendedorismo para 2021” e “Comércio eletrônico e as oportunidades para empreendedores”, abordamos o potencial do comércio eletrônico e do delivery.

 

E, para que você conheça um pouco mais sobre potenciais clientes, confira a matéria “O perfil do novo consumidor”. Ele está cada vez mais on-line e valoriza uma boa experiência na hora do consumo, e isso certamente garante novas vendas e grandes chances de fidelização a uma marca.

 

Para apoiar você nas entregas rápidas, conte com a Sprinter em seus negócios sobre rodas. Tantos os furgões como o Sprinter Truck são ágeis e seguros no trânsito, para você poder chegar à casa do cliente no tempo que ele espera, garantindo a sua satisfação e a melhor experiência.

 

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Central de Privacidade.

OK