Negócios com sua Van

Curiosidades

O perfil do novo consumidor

No último dia 15 de março, várias empresas e marcas divulgaram mensagens em suas redes sociais e canais de relacionamento fazendo alusão ao Dia do Consumidor. Para você, empreendedor que tem a Sprinter como parceira, esse público também merece toda atenção e homenagem, afinal, ele é a razão de ser do seu negócio sobre rodas. Mas quem é esse consumidor hoje? Quais são seus hábitos e demandas? Quais são suas expectativas e visão de mercado? Aqui, temos algumas reflexões a respeito.

 

O perfil do consumidor e seus hábitos de compra estão sempre em transformação e evolução. O avanço da Internet das Coisas, da tecnologia digital e da conectividade acelerou ainda mais esse processo. Com tantas ferramentas de informação e conhecimento à disposição, o cliente está, cada vez mais, bem preparado para exigir um atendimento à altura de suas expectativas, bem como um relacionamento transparente e proativo, produtos e serviços de qualidade e ótimo custo-benefício.

 

No perfil do novo consumidor notam-se aspectos como:

  • Ele está mais online nas compras. Naturalmente as vendas também estão mais online.
  • Ele vem usando muito o sistema de delivery, alternativa acentuada na pandemia, mas que já vinha num ritmo ascendente no Brasil desde antes.
  • Ele está mais exigente, porque tem muita informação à disposição. Sabe o que quer, argumenta com propriedade e espera um atendimento de qualidade, à altura de suas expectativas.
  • Ele espera por inovações, gosta de estar alinhado às novidades do mercado.
  • Ele valoriza uma boa experiência na hora do consumo e isso certamente garante novas vendas e grandes chances de fidelização a uma marca.
  • Ele está mais antenado com as tendências e as demandas atuais e futuras da sociedade, prezando o consumo consciente e sustentável.
  • Ele busca marcas cujos valores se alinhem aos seus princípios e posturas como consumidor e cidadão. Ele se identifica com as empresas, produtos e serviços que têm esse mesmo compromisso.
  • Ele usa muito a Internet para pesquisar mais e, logicamente, comparar mais as marcas concorrentes. Quer também facilidade e praticidade, sem burocracia.
  • Ele gosta das relações humanas, porque por trás das tecnologias e dos smartphones há pessoas, o que pesa muito na hora de proporcionar uma experiência que satisfaça, encante e fidelize esse novo cliente.
  • Ele está mais online, mas não abre mão do ambiente físico, gosta da experiência do contato direto com as lojas, os produtos e as pessoas que o atendem.
  • Com vários canais à disposição, ele escolhe se quer ir à loja física ou se prefere acessá-la pelo aplicativo do celular ou pelo computador e receber em casa o seu pedido.

 

O comércio eletrônico é um exemplo palpitante e atualíssimo dos novos hábitos do consumidor. Sobre esse tema, leia o post “Comércio eletrônico e as oportunidades para empreendedores” aqui no nosso blog. Esta matéria destaca que os brasileiros definitivamente inseriram o comércio eletrônico em sua rotina de compras e estão gostando muito da experiência. Como consequência, o número de entregas aumentou consideravelmente. Assim, o delivery cria oportunidades imensas para os empreendedores e os transportadores, que têm os furgões e chassis cabina da Linha Sprinter como parceiros.

 

Fique sempre antenado e procure então saber mais e mais sobre o consumidor e o que o motiva na hora da compra. A partir dessas informações e conhecimento, pense em formas de incrementar as suas atividades e de gerar valor para o seu cliente. Esse será um diferencial competitivo essencial para o sucesso do seu negócio sobre rodas.

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Central de Privacidade.

OK