Negócios com sua Van

Destaques

VUC assegura mobilidade e produtividade nas cidades

Devido às suas dimensões compactas, o VUC (Veículo Urbano de Carga) é uma solução especialmente indicada para o transporte e a distribuição de produtos nas regiões centrais das cidades. Ele enfrenta com agilidade e facilidade mesmo as vias congestionadas e os locais estreitos. Ocupando espaço similar ao de um automóvel no trânsito, locais de parada e estacionamentos, o VUC faz entregas porta a porta, abrindo ótimas possibilidades aos empreendedores.

 

VUC é um veículo comercial leve ou um caminhão de pequeno porte configurado com dimensões específicas para uso em zonas urbanas, mesmo em áreas de restrição à circulação de caminhões. As medidas do veículo e os locais permitidos para operação variam de acordo com a legislação de cada cidade ou região metropolitana. Na capital paulista, por exemplo, o comprimento máximo de um VUC é de 7,20 metros, com largura máxima de 2,20 metros.

 

O VUC pode então circular livremente, respeitando apenas o rodízio de placas, como os automóveis, em municípios onde essa norma é aplicada. Para trabalhar com um veículo dessa categoria, como de outras também, é preciso obter uma Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC. No caso do VUC, há necessidade de uma vistoria das dimensões para se obter a autorização.

 

O uso de VUC no transporte de cargas e na distribuição urbana vinha em expansão no Brasil, como solução frente às restrições de circulação de veículos maiores. A pandemia deu mais impulso a essa tendência de crescimento. Há uma maior procura por esses veículos no mercado, visando atender demandas como as do e-commerce. Sobre esse tema, leia aqui no nosso blog o post “Comércio eletrônico e as oportunidades para empreendedores”.

 

O VUC ganha espaço no mercado porque oferece mais vantagens em relação aos veículos maiores na fase de entrega chamada ‘última milha’. Isso porque o VUC oferece otimização para a composição de carga, fazendo com o que o veículo opere com toda sua capacidade em regiões específicas. Dessa forma, a entrega chega mais rapidamente ao destino final.

Além disso, suas dimensões permitem excelente mobilidade nos trechos urbanos, facilidade de condução e agilidade no trânsito.

 

Linha Sprinter oferece vários modelos de VUC

 

A Mercedes-Benz sempre teve tradição no fornecimento de Sprinter e de caminhões Accelo para a categoria de VUC. Os empreendedores, assim como os transportadores de carga e os prestadores de serviço, encontram diversas opções na Linha Sprinter de furgõese chassis cabina. São várias versões de capacidade volumétrica de carga para a linha de furgões: 7,5 / 9 / 10,5 e 14 metros cúbicos, considerando os modelos atuais (314 Street, 416 e 516) e os de séries anteriores da Sprinter. No caso de baús montados sobre os chassis com cabina, a capacidade volumétrica de carga pode chegar até 22 m³.

 

Ainda sobre a Sprinter Street, ela traz outra grande vantagem aos clientes da marca. Devido ao seu PBT de 3.500 kg, ela pode ser dirigida por motoristas com CNH da categoria “B”.

 

No mercado de VUC, a Sprinter é referência em agilidade, conforto de dirigibilidade e ótima capacidade de carga, bem como pelo baixo custo operacional. Além disso, possui diversas tecnologias inovadoras no segmento que resultam em alto nível qualidade, conforto e segurança para os clientes.

 

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Central de Privacidade.

OK