Chegou aquele momento tão esperado da Black Friday. Afinal, quem não gosta de uma promoção e de ótimos descontos, não é verdade? Em 2021, a data oficial do evento é a sexta-feira 26 de novembro. Porém, visando ampliar o alcance dessa ação especial de vendas, as empresas acabam criando não só o dia, mas a semana e o mês de ofertas imperdíveis. Fique atento às oportunidades, mas fique esperto! Aqui vão algumas dicas.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos há muitas décadas, ocorrendo sempre na última sexta-feira de novembro, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, um dos mais celebrados pelos norte-americanos.
Tradicional e impactante em seu país de origem, a Black Friday passou a inspirar ações similares em vários países. No Brasil, chegou em 2010 e virou uma febre no comércio. Os consumidores estão sempre ansiosos por boas compras, antecipando os presentes de Natal. Já as lojas físicas e virtuais aproveitam para movimentar seus estoques e aquecer os negócios. A pandemia não inibe esse hábito, ao contrário, o comércio eletrônico segue forte no País e com o distanciamento seguro.
O IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor recomenda alguns cuidados para que a experiência com a Black Friday seja feliz e satisfatória para todos.
Pesquise bastante os preços antes de comprar! Visite sites e lojas diferentes com, pelo menos, duas semanas de antecedência e compare os valores, as condições de venda e as especificações do produto. Alguns sites e órgãos de defesa, como o Procon, fazem monitoramento de preço para ajudar os consumidores a escolherem empresas com boa reputação.
Para se resguardar, guarde o folheto ou tire um print screen com a demonstração do produto, valor, informação do link, nome da empresa, data e hora em que foi feita a pesquisa.
É importante se planejar para não complicar o orçamento com a Black Friday. Os preços podem até parecer tentadores, mas todo cuidado é pouco. Estabeleça um limite de gastos. Assim, você saberá quanto da sua renda estará comprometida.
Seus direitos
- Direito à informação – As empresas devem informar dados como características, quantidades, composição, preços, garantia, prazo de validade e origem. Se o pagamento for parcelado, as taxas de juros aplicadas devem ser informadas para que o consumidor possa decidir se o valor à vista é mais vantajoso.
- Produtos com defeito – Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), caso o defeito comprometa o uso do produto, a loja ou fabricante deve reparar a falha em até 30 dias. O prazo é estendido para 90 dias no caso de produtos duráveis, aqueles que não se acabam com seu primeiro uso. Se o conserto não ocorrer nesse prazo, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir a troca por outro produto em perfeitas condições de uso, a devolução integral da quantia paga devidamente atualizada ou o abatimento proporcional do preço.
- Prazo de entrega – Caso a compra seja feita em loja física, solicite que o vendedor anote a data no comprovante ou Nota Fiscal. Se for feita na internet, tire um print screen para guardar a informação. Só assim, poderá cobrar o fornecedor, se o prazo for descumprido.
- Cancelamento de compra – Compras realizadas pela internet, catálogos ou telefone podem ser canceladas no prazo de 7 dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente qualquer defeito.
- Nota Fiscal – É o documento que garante qualquer direito do consumidor caso aconteça algum problema.
Campanha de venda “Sprinter Pra Toda Carga”
Paralelamente à Black Friday, a Mercedes-Benz Vans criou a ação “Sprinter Pra Toda Carga”, que oferece aos clientes condições especiais na compra da linha 314 Street. Essa campanha é válida para o Furgão e o Sprinter Truck, que podem trafegar em áreas mais restritas a veículos pesados e ser conduzidos também com CNH da categoria B.
A campanha oferece financiamento na modalidade CDC com taxa a partir de 0,69% ao mês, 40% de entrada por meio do Banco Mercedes-Benz e prazo para pagamento em até 60 meses. A marca também disponibiliza gratuitamente, por três meses, o Vans Connect, plataforma de conectividade que possibilita gestão avançada de frota e monitoramento logístico, garantindo maior segurança, economia e desempenho.
Além disso, é possível adquirir planos de garantia adicional com parcelas mensais a partir de R$ 168,11. Confira mais informações em: www.ofertassprinter.com.br.
Black Star do Consórcio Mercedes-Benz: 10% de desconto na taxa de administração
O Consórcio Mercedes-Benz também tem oferta inédita para os clientes em novembro. Trata-se de um mês inteiro de “Black Star”, com 10% de desconto na taxa de administração. Até o dia 30, essa condição é válida para planos de veículos comerciais leves da Linha Sprinter.
O consórcio é uma excelente alternativa para o planejamento da aquisição de um veículo. Essa modalidade de crédito se destaca pelas melhores condições de taxas do mercado, muito inferior aos financiamentos, com custos mais atrativos para o consumidor.
Desfrute da Black Friday da melhor maneira. Olho então nas promoções de produtos e serviços, sempre com atenção redobrada nas condições de negócio e nas marcas e sites que as oferecem. Faça dessa data uma experiência feliz!