Mercedes-Benz

Maio Amarelo – 10 anos de atenção pela vida!

O Movimento Maio Amarelo chega a uma década de mobilização pelo engajamento de motoristas, pedestres, demais usuários das ruas e…

Mercedes-Benz por admin
4 minutos de leitura
15 de maio de 2023

O Movimento Maio Amarelo chega a uma década de mobilização pelo engajamento de motoristas, pedestres, demais usuários das ruas e estradas quanto à redução de acidentes no trânsito. Naturalmente, isso também alcança os transportadores e os empreendedores com negócios sobre rodas, afinal, essa causa é de todos.

 

Há 10 anos, o Movimento Maio Amarelo busca incentivar na sociedade comportamentos mais seguros no trânsito, a fim de mudar o cenário de acidentes, feridos e mortos nas ruas e estradas. No entanto, essa tarefa e essa missão são permanentes, ainda com muitos desafios a serem superados.

 

De acordo com dados da Diretoria de Operações da PRF (Polícia Rodoviário Federal), 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas, entre elas, ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, ingestão de álcool, falta de atenção e desobediência às leis de trânsito.

 

Para mudar esse cenário preocupante, cada motorista tem de fazer sua parte, adotando condutas como:

  • Não usar celular enquanto dirige, nem digitando mensagens, nem conversando, o que pode distrair a atenção para o tráfego.
  • Usar o cinto de segurança e orientar aos demais ocupantes que façam o mesmo, seja na frente ou no banco de trás.
  • Respeitar as velocidades das vias, tanto nas estradas, quanto dentro das cidades.
  • Se for dirigir, não beber nada que tenha teor alcoólico, respeitando assim sua vida e das demais pessoas nas vias.
  • Cuidar da manutenção do veículo, evitando panes e paradas desnecessárias.

 

“No trânsito, escolha a vida” é o tema do Maio Amarelo 2023, voltado, como sempre, a motoristas de automóveis, veículos comerciais leves, ônibus e caminhões, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros. O mês de maio é o motivador das ações, mas é preciso ter atitude de prevenção durante o ano todo.

 

Contando com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária — ONSV (https://www.onsv.org.br/), o movimento Maio Amarelo (https://maioamarelo.com/) surgiu em 2014, utilizando ampla comunicação em jornais, revistas, sites e outras mídias, além das redes sociais e eventos.

 

Um desafio para o poder público e a sociedade

 

Esse movimento é resultado de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e o público em geral. Todos são estimulados a discutir o tema, engajar-se em ações e multiplicar informações e conhecimento.

 

A cor amarela tem inspiração nas placas de trânsito e no sinal de alerta dos semáforos. Foi também no dia 11 de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas — ONU decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

 

“Nosso desejo é que cada pessoa faça do mês de maio o ponto de partida para que péssimos hábitos, como se distrair no trânsito com o celular, deixar de cobrar dos demais passageiros de usar o cinto no banco traseiro, exceder os limites de velocidade ou, ainda mais grave, beber álcool e dirigir, entre outros, sejam transformados”, afirmou Paulo Guimarães, CEO do ONSV, em artigo para o Estadão Mobilidade.

 

Sprinter é referência em segurança

 

Sobre o tema do Maio Amarelo, aqui no nosso blog, confira a matéria “O que não pode faltar na sua van quando o assunto é segurança”. Esse quesito é fundamental quando se trata de um veículo ou de um negócio sobre rodas. Em primeiro lugar, porque é preciso pensar em quem dirige, em quem acompanha o motorista na jornada de trabalho e nos passageiros transportados. Depois, porque é importante garantir segurança no trânsito para pedestres e outros veículos, contribuindo para a mobilidade e a fluência do tráfego.

 

Outro post do nosso blog, “Sprinter é referência em tecnologias de segurança ativa”, detalha o generoso pacote de avançadas tecnologias de segurança ativa das vans, furgões e do Sprinter Truck, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) e o ESP Adaptativo 9i®, o mais completo da categoria, com 14 funções. O objetivo é auxiliar o condutor durante a operação e minimizar significativamente situações de risco e acidentes.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar!