Com o objetivo de inspirar mulheres e todos que se dedicam a tornar o mundo um lugar mais justo e igualitário para elas, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, há oito anos, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Esta data sempre é celebrada em 19 de novembro. Assim, tornou-se um marco global de incentivo à entrada de mulheres no mundo dos negócios, além de motivar seu crescimento pessoal e profissional.
Nosso blog cumprimenta as mulheres empreendedoras pelo seu dia, desejando sucesso nos seus negócios. Que eles sejam sustentáveis e tragam excelentes resultados, lucros e satisfação para vocês.
Com dados acumulados até 2020, o levantamento mais recente do GEM (Monitoramento e Empreendedorismo Global) – pesquisa realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) – aponta que há 30 milhões de mulheres empreendedoras no País, num universo total superior a 52 milhões de empreendedores.
Esse contingente de empreendedoras é notável em relação à população feminina brasileira de mais de 108 milhões de mulheres. Por oportunidade ou por necessidade, elas encaram os desafios, conciliando a rotina com filhos, família, casa e outras atividades.
As mulheres já vinham olhando com atenção para o empreendedorismo e o potencial de um negócio próprio. Aí veio a pandemia e elas foram à luta. Nos dois primeiros anos da Covid-19, houve um crescimento de 40% no número de empreendedoras no Brasil.
Várias iniciativas apóiam as mulheres empreendedoras
Diversos programas e ações foram criados no Brasil tendo como foco o apoio às mulheres empreendedoras. A idéia é ajudá-las a identificar oportunidades no cenário dos negócios e a desenvolver todos os seus potenciais pessoais e profissionais para se dar bem com seus próprios negócios.
Conheça algumas dessas iniciativas: · Rede Mulher Empreendedora (https://rme.net.br/) – Primeira e maior rede de apoio do Brasil. A entidade prioriza a integração, capacitação e troca de conhecimento entre mulheres de todo o País que possuem ou buscam o próprio negócio.
· Várias ações e iniciativas da RME são conduzidas pelo https://institutorme.org.br/. · A plataforma https://potenciafeminina.net.br/ é um dos programas desenvolvidos pelo Instituto RME, em parceria com o Google, para mulheres que querem empreender ou já têm um negócio e querem crescer. Oferece capacitação, aceleração de negócios, mentoria e muito mais. São cursos por computador, tablet ou celular, com certificados e oferta de materiais extras para complementar os estudos além das videoaulas. · Já o programa https://elapode.com.br/ é outra iniciativa do Instituto RME com o Google. Foi criado para mulheres que precisam recuperar ou aumentar a autoconfiança e/ou adaptar seu negócio para o mundo digital. Principais abordagens: liderança, comunicação, finanças e digitalização de negócios.
· O Sebrae Delas (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/) é um programa de aceleração que tem o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. A iniciativa busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino. Oferece qualificação (cursos, palestras, oficinas e workshops), eventos (conexão de pessoas e negócios, parcerias e divulgação de produtos e serviços) e conteúdo (aspectos macroeconômicos, mercado, boas práticas e informações relevantes ao setor). O site também traz histórias inspiradoras e webséries.
Sprinter é parceira das mulheres empreendedoras
O empreendedorismo feminino é uma realidade que só tende a se fortalecer no Brasil. Por isso, a Sprinter, com sua linha de vans, furgões e Sprinter Truck, é uma parceira sempre à disposição das mulheres para os negócios sobre rodas.
As soluções são multiplicadas pela ampla variedade de configuração dos modelos.
Além disso, diversos implementos e carroçarias podem ser montados numa Sprinter, como, por exemplo, food trucks, pet shop, salão de beleza, roupas, acessórios, hortifruti e muitos outros serviços que vão até o cliente dos empreendedores.
Conheça tudo sobre a Sprinter e sua incrível versatilidade de aplicação visitando o site https://www2.mercedes-benz.com.br/vans/pt_br. Acesse também as mídias sociais da marca no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn. Aliás, está em destaque uma nova temporada da websérie “De Sprinter Você Pode”. Serão oito episódios mostrando como as diferentes aplicações da Sprinter marcaram a vida de vários clientes nos seus 25 anos no mercado brasileiro.