Uso do equipamento atende à legislação, evita multas, aumenta a segurança e até ajuda a otimizar o consumo de combustível.
Atenção empreendedores, transportadores e prestadores de serviços sobre rodas que trabalham com vans escolares e transporte de passageiros com mais de 10 assentos: o tacógrafo do seu veículo está em dia?
Tacógrafo é aquele instrumento de medição, instantâneo e inalterável, que armazena dados relacionados aos limites de velocidade, distâncias percorridas, tempo de movimento e parada do veículo para descanso dos motoristas.
O histórico do veículo é registrado em um diagrama de papel ou fita, que deve ser trocado a cada 24 horas ou 7 dias. O aparelho é instalado no interior do veículo e registra todas as informações de maneira individualizada para consulta posterior.
São três os tipos de tacógrafos mais comuns no mercado: digital, analógico e eletrônico, que precisam ser certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
No caso do tacógrafo digital – que agora é item de série da Sprinter (veja mais abaixo) – ele fornece rapidamente informações sobre viagens e uso do veículo. O aparelho registra de forma confiável os tempos de condução, horas de trabalho, tempos de permanência e períodos de descanso do motorista e do acompanhante, além de dispensar o uso do disco de papel. E mais: o motorista sempre sabe o tempo restante da viagem, que é exibido no dispositivo.
Tacógrafo deve estar em perfeito funcionamento
Conforme a Resolução 14/98 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, de 1998, todos os veículos que têm capacidade de transportar mais de 10 pessoas – seja escolar ou de passageiros (vans e ônibus) – e os de carga (caminhões e furgões, de acordo com o peso bruto total) são obrigados a ter um tacógrafo instalado e em perfeito funcionamento.
Um dos principais objetivos do uso do tacógrafo é apontar os excessos de velocidade dos motoristas. Por isso, em casos de acidentes de trânsito, os dados registrados são analisados nas perícias e laudos, podendo identificar eventuais imprudências cometidas pelo motorista.
Vantagens do uso do tacógrafo
- Atendimento à legislação, evitando multas e retenção do veículo para regularização.
- Redução do risco de acidentes, garantindo a segurança dos passageiros, do motorista, da van e dos demais veículos na via ou na estrada.
- Otimização do consumo de combustível, trazendo economia para o proprietário e menor custo operacional. Afinal, o uso do equipamento acaba inibindo o motorista de trafegar a altas velocidades e, consequentemente, o veículo consume menos.
Verificação periódica a cada dois anos
O proprietário do veículo é o responsável por providenciar os ensaios metrológicos, a fim de verificar se o equipamento está em pleno funcionamento. No posto credenciado pelo Inmetro é realizada a selagem e o ensaio com a emissão de um certificado.
No site do Inmetro é possível consultar se o tacógrafo instalado na sua van está em situação regular ou não.
Para isso, basta informar a placa do veículo e visualizar a resposta do sistema.
Você pode consultar a data de emissão do certificado do tacógrafo, além de sua data de validade e ainda se o certificado está ativo ou inativo. Se aprovado, o aparelho da sua van recebe uma licença de aferição de tacógrafo, que é válida por dois anos.
Como funciona um tacógrafo?
O conceito de funcionamento do tacógrafo é bem simples: o aparelho é uma pequena caixa plástica com uma série de discos de papel dentro, conhecidos como disco diagrama, que registram as informações de verificação.
Um cabo conecta o aparelho às rodas ou outros elementos do trem de força e sua tecnologia faz com que agulhas pressionem o papel para registrar nele as informações da viagem.
No centro do disco, é possível preencher dados como: nome do motorista, locais de partida e destino, placa do veículo, data e quilometragem inicial e final.
Tipos de tacógrafos
São três os tipos de tacógrafos mais comuns no mercado:
- Tacógrafo digital– registra as informações em um papel semelhante a um cupom fiscal, imprimindo tudo quando solicitado. É o mais seguro, permitindo registrar mais informações do que os modelos eletrônicos e analógicos.
- Tacógrafo tradicional – 100% analógico.
- Tacógrafo eletrônico – utiliza sinais eletrônicos para registrar as informações da viagem nos discos diagramas, o que torna o aparelho um pouco menor.
Tacógrafo de 1 ou 7 dias
O disco de tacógrafo pode ter a duração de um dia, durante 24 horas, ou de sete dias. No caso modelo diário, é preciso realizar a troca do diagrama todos os dias.
Por sua vez, o tacógrafo de 7 dias funciona por 7 dias contínuos, sem exigir que você troque os diagramas a cada dia. Desse modo, pode ser uma solução mais prática para quem conduz o veículo.
Sprinter é a única com tacógrafo digital de série
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lançou, no último mês de outubro, novos equipamentos de série para a linha Sprinter de vans, furgões, furgões vidrados e o Sprinter Truck. Isso, aliás, reforça o compromisso contínuo da marca com a inovação e a excelência.
Entre as novidades que chegaram ao mercado destaca-se o tacógrafo digital como item de série para os modelos que a legislação obriga o equipamento.
No caso do tacógrafo digital das vans Sprinter de passageiros (para transporte escolar, VIP, traslados, fretamento, turismo e mobilidade urbana), ele fornece rapidamente informações sobre viagens e uso do veículo. Como informado no início desse post, o aparelho registra de forma confiável os tempos de condução, horas de trabalho, tempos de permanência e períodos de descanso do motorista e do acompanhante, dispensando o uso do disco de papel.
Além das vans de passageiro, esta nova versão do tacógrafo digital também é aplicável para os furgões vidrados e aos veículos de carga de cinco toneladas, conforme a demanda do cliente.
Sobre a linha de vans Sprinter!
Conheça tudo sobre os novos equipamentos da Sprinter, além de sua notável versatilidade de aplicação, visitando o site da Mercedes-Benz Vans. Acesse também as mídias sociais da marca no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.